14 Livros e Contos para ler neste Natal

Para além da enorme lista de filmes baseados em histórias de Natal, muitos livros famosos emocionam gerações com narrativas que despertam vários significados sobre as festas de final de ano.

Uma inesperada publicação natalícia de Tolkien, por exemplo, aproxima-nos da versão mais pessoal e familiar do autor e da sua relação carinhosa com os seus filhos.

Outras obras assumem o formato de contos, uma grande tradição na época de Natal capaz de interpretar e redefinir o que esse feriado representa.

Confira alguns títulos:

1. Cartas do Pai Natal, J. R. R. Tolkien

No mês de dezembro, os filhos de Tolkien recebiam misteriosos envelopes com um selo do Polo Norte.

As missivas pareciam ter sido escritas pelo próprio Pai Natal, com sua letra trémula e um desenho colorido.

As narrativas descreviam algumas experiências do Pai Natal, como a da vez em que o Urso Polar caiu no telhado da sua casa ou quando todas as renas se soltaram e espalharam presentes por todo lado.

O autor de “O Senhor dos Anéis” manteve essa surpresa para os filhos cerca de 23 anos — entre 1920 e 1943 — e reuniu todas as cartas neste livro, talvez um dos menos conhecidos de toda a sua obra.

2. Como o Grinch Roubou o Natal, Dr. Seuss

A adaptação cinematográfica com Jim Carrey nasceu a partir de uma das obras mais famosas do autor de livros infantis, Dr. Seuss.

No livro, o temperamental e emburrado Grinch, que sempre odiou as celebrações natalícias, está disposto a acabar com as festas de fim de ano dos moradores de Quem-Lândia, mas seus planos parecem não dar certo.

3. Conto de Natal de Auggie Wren, Paul Auster

Um escritor é contratado pelo jornal “The New York Times” para produzir um conto de Natal, mas o seu maior desafio será descobrir como escrever algo que não seja sentimental ou melancólico demais.

Ele decide ouvir um amigo que trabalha na tabacaria do bairro e que lhe prometeu contar a história mais empolgante de todas.

4. Dia de Folga: Um Conto de Natal, John Boyne

Do mesmo autor de “O Menino do Pijama às riscas”, este conto acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e dos seus companheiros, que juntos relembram os seus natais na infância enquanto passam a véspera do feriado numa das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

5. Esquecer o Natal, John Grisham

Nora e Luther Krunk decidem “fugir” do Natal e planeiam ir num cruzeiro pelo Caribe durante as celebrações.

Na véspera do feriado, eles descobrem que terão de improvisar uma festa apenas num dia, já que a sua filha acabou de chegar do Perú.

6. Férias de Natal, William Somerset Maugham

Sem a presença dos familiares, Charley Mason visita Paris, pela primeira vez, durante o Natal.

A viagem é um presente do pai após Charley ter trocado suas as pretensões artísticas pela promessa de substituí-lo no cargo da empresa da família.

A partir desse enredo, o autor discute temas como arte, política e relacionamentos humanos.

7. Milagre na Rua 34, Valentine Davies

Valentine conta a história de uma menina que foi criada para não acreditar em milagres, mas começa a questionar o seu ponto de vista quando um senhor visita a cidade e alega ser o verdadeiro Pai Natal.

8. Mistério de Natal, Jostein Gaarder

Durante os 24 dias que antecedem o Natal, Joaquim segue um grupo de peregrinos que voltam atrás no tempo para visitar Belém, onde pretendem homenagear um certo recém-nascido.

Do mesmo autor de “O Mundo de Sofia”.

9. O Expresso Polar, Chris Van Allsburg

Na véspera de Natal, um menino surpreende-se com um comboio enorme parado na porta de casa.

É o Expresso Polar, que irá levá-lo numa aventura até o Polo Norte, casa oficial do Pai Natal.

O clássico foi originalmente lançado em 1985 e também chegou a ser adaptado para o cinema em formato de animação.

10. O Natal de Poirot, Agatha Christie

Em mais um dos casos do detetive Hercule Poirot, o assassinato do multimilionário Simeon Lee na véspera de Natal levanta suspeitas sobre todos os seus parentes, como Harry, a “ovelha negra” da família, e Pilar, uma neta que ninguém conhecia.

11. O Presente do Meu Grande Amor, Stephanie Perkins

Colecção de 12 contos de Natal feitos para quem gosta do clima das festas de fim de ano e todos os temas que envolvem a comemoração do Natal.

12. O Suplício do Pai Natal, Claude Lévi-Strauss

O ensaio analisa, a partir da queima de um boneco de Pai Natal em 1951, o mito desse personagem ao longo dos tempos, a comercialização de datas tradicionais e a influência norte-americana sobre essas mudanças.

13. Pai Natal: Uma Biografia, Gerry Bowler

Bowler segue a trajectória do personagem fictício mais popular do mundo, desde sua origem como descendente de São Nicolau até à sua transformação numa figura alegre e extremamente comerciável, sendo mesmo um símbolo de várias marcas famosas nas últimas décadas.

14. Um Cântico de Natal, Charles Dickens

O clássico de Dickens é um dos livros que mais renderam adaptações e releituras no cinema, rádio e teatro.

O enredo acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e solitário que é visitado por três fantasmas do seu próprio passado, presente e futuro, experiência que pode finalmente despertar-lhe alguma compaixão.

Artigo Original:
https://revistagalileu.globo.com/blogs/estante-galileu/noticia/2016/12/15-livros-e-contos-para-ler-no-natal.html

Deixe uma resposta